terça-feira, 24 de junho de 2008

Condições Prévias - Explosão Demográfica


Nos séculos XVIII e XIX assiste-se a uma autêntica explosão demográfica, que é visível principalmente na Europa. Veja-se o caso da Inglaterra. Como se pode ver pela tabela abaixo indicada, verifica-se que entre 1760 e 1820 a população quase duplicou e que durante o século XIX, a explosão demográfica foi enorme.

O aumento da população significou um acréscimo de mão-de-obra necessária à industrialização crescente.
Esta mão-de-obra fixar-se-á principalmente nas regiões industrializadas junto de minas de carvão e ferro, dando origem a povoações que rapidamente se transformarão em cidades ou crescerão em tamanho e importância económica. Newcastle, Manchester, Birmingham, entre outras, são exemplos conhecidos desse fenómeno de urbanização da Grã-Bretanha.

Esta mudança foi operada devida a diversos factores, entre os quais os avanços da medicina, o desenvolvimento da indústria e da agricultura e a alteração de mentalidades.
Assim, a nível da medicina, por exemplo, o maior contributo foi talvez a vacinação e a adopção de alguns métodos anticoncepcionais (ainda que estes métodos sejam mais evidentes nas classes mais altas).
Estes avanços traduziram-se por uma redução da mortalidade infantil contribuindo para uma maior esperança de vida.
Neste período assistimos também a um aumento da taxa de natalidade e a um reflexo da redução da idade média de casamento.
Os progressos operados na agricultura, com a introdução da mecanização e consequente aumento das produções e, portanto, da quantidade de alimentos, bem como a eclosão da Revolução Industrial foram também decisivos para esta mudança.
Contudo, a explosão demográfica trouxe graves consequências a nível social, tais como o aumento da violência e criminalidade, a pobreza e os conflitos sociais, e a nível ambiental, como aumento da quantidade de poluição produzida.

Sem comentários: